Quem sou eu

Minha foto
Esposa, mãe, professora, artesã. Apaixonada por tudo o que faz. Amante da música, de um bom livro, de estar com a família e amigos. Simples não? Isso é viver!

Pesquisar este blog

23 fevereiro 2013

Desapego III



BUSQUE O DESAPEGO MATERIAL

Você não pára de pensar naquela blusa que você viu na vitrine do shopping outro dia ou sua obsessão no momento é aquele celular de última geração que acabou de sair? Calma, dê um descanso para a sua mente e tente colocar algumas prioridades antes. O que faz sentido para você? O que torna você feliz e o que te deixa com uma grande sensação de alegria? Se fazer compras e ter coisas materiais é uma dessas coisas, tente reavaliar a vida que você tem.
Geralmente pessoas carentes, ansiosas, ou mesmo com algum problema que não consegue solucionar no exato momento em que surge, tentam encontrar no apelo material uma fuga. A sociedade em que vivemos  prega um pouco essa "necessidade" material que aparentemente devemos ter. Mas se você focar no que realmente precisa - e talvez não seja muito - para se sentir satisfeita, as coisas podem melhorar e muito, inclusive para o seu bolso.
1. Vá ao seu guarda-roupa e observe-o. Se você ama roupas, avalie cada peça. O que você usa realmente? O que só é bonito, mas não lhe cai bem e você nunca usou? Faça uma seleção e doe o que você não usa. Deixe o seu armário mais leve, assim como o seu espírito. Essa organização também é mental, muitas vezes serve como uma sessão de relaxamento;
2. Já sabemos que nada dessa vida se leva, mas isso não basta. Queremos "ter" coisas na vida, já que estamos vivendo. Isso não é errado, mas tente não fazer disso um objetivo, uma coisa mais importante do que sair para conversar com os amigos, por exemplo. Dê mais vazão a um telefonema amistoso ou uma divertida tarde com seus filhos;
3. Somos humanas. Por mais que tentemos nos desapegar, há sempre propagandas comerciais na televisão, revistas e vários outros apelos de divulgação de roupas, maquiagens, objetos tecnológicos, querendo nos seduzir. Podemos ceder à tentação às vezes, mas é bom ser racional. Você tem coisas em casa parecidas com a que estão te oferecendo? Você tem necessidade daquilo? Você vai usar aquilo? O quanto você vai ser feliz e se sentir satisfeita com aquilo? Fazer essas perguntas antes de tomar uma decisão de comprar, sempre é importante;
4. Outros objetos como revistas antigas, materiais e ferramentas guardadas no fundo do armário ou debaixo da cama, veja se há coisas que você possa doar, que sejam úteis e funcionais a outras pessoas, do contrário jogue fora o que não serve mais, limpe, organize, renove, livre-se!
5. Se comprar é um hábito na sua vida, troque-o por uma tarde curtindo a sua casa, inventando uma receita nova, experimentando as maquiagens que você tem, combinando as peças do seu guarda-roupa de formas diferentes, ouvindo músicas que você gosta e dance, exercite-se, chame os amigos e procure se divertir, porque esse é o melhor hábito de todo (Fonte Vila Mulher, por Jessica Moraes - foto - Imagens do Google)

10 comentários:

  1. Olá querida Marina!

    Passando para espiar tua postagem!
    Gostei muito do texto! Realmente a mídia é uma grande armadilha não só para nós adultos, mas principalmente para as crianças. Passeios nos shoppings com os filhos representam carteira cheia e não unicamente diversão. Nós moramos a uma quadra do shopping e temos evitado as visitas constantes, temos dado preferência as praças que nos aproximam e divertem mais e nos mantêm longe dos gastos desnecessários!

    Quanto a nossa casa e pertences, tenho trabalhado o desapego e nossa casa está com um aspecto e um ar bem mais agradáveis, sem contar que as entregas de nossas doações estão nos dando um grande prazer! Hoje mesmo doamos sapatos, bolsas e muitas roupas para o brechó de uma amiga que está iniciando o negócio e a satisfação da mesma em receber aquilo que já não nos servia mais, foi uma grande satisfação.

    Estamos a procura de um orfanato para levar brinquedos e só em falarmos no assunto minha filha de oito anos se mostrou bastante emocionada. Jamais imaginei que trabalhar o desapego nos traria tantos momentos importantes de troca e aprendizagens.

    Tenha uma noite abençoada e um lindo domingo!
    Obrigada por abraçar nosso projeto!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. E flor concordo tenho que trabalhar bastante esse meu lado do desapego material e difícil mas aos poucos vou conseguindo e já dei uns bons passos para me desapegar linda noite pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ana Cristina e Dany... o desapego é difícil... dai a necessidade de exercitar.

      Excluir
  3. Oi querida,

    Ficou linda a sua postagem..

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Minha querida! Expiando sua BC! Vou comentar nesta aqui, já que a saga é longa, tudo bem?
    Parabéns e continue praticando o desapego!
    Adoro quando você visita meu blog
    Beijos!

    Art & Scraps Blog

    ResponderExcluir
  5. QUE BOM SABER QUE TEMOS ALGUMA FINIDADE.
    AMBAS PROFESSORA. VAMOS DESAPEGAR NÉ...
    BJU

    ResponderExcluir
  6. OLÁ! É VERDADE A M´DIA TEM UMA GRANDE CULPAEM NOS DEIXAR MAIS CONSUMISTAS E PORQUE NÃO APEGADOS A BENS MATERIAS. AQUI EM CASA EU TRABALHO DESAPEGO COM OS MEUS FILHOS ELES NÃO TEM NENHUM PROBLEMA EM DESAPEGAR-SE!!! BEIJOS!!! E PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir